quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Arte nos pontos de ônibus de São Sebastião


(08/02/2010 - 17:06)

Arte nos pontos de ônibus de São Sebastião

O trabalho consiste em recuperar paradas de ônibus degradadas por ações de vândalos, pelo tempo ou por poluição visual

São Sebastião começa 2010 de cara nova. As paradas de ônibus da cidade estão sendo reformadas e revitalizadas com painéis de artistas locais. Com o projeto "A Administração está na parada", mais um ponto de ônibus foi contemplado ontem. Desta vez, foi a parada de ônibus ao lado do Banco do Brasil, localizada no setor Tradicional.
O trabalho consiste em recuperar paradas de ônibus degradadas por ações de vândalos, pelo tempo ou por poluição visual. Na inauguração do painel, os moradores que usam o local foram recebidos com música ao vivo e café da manhã. Eles também têm a oportunidade de falar diretamente com o administrador Regional de São Sebastião, Alan Valim, sobre suas reivindicações, dar sugestões e estreitar os laços com a Administração. Alan Valim afirma que o projeto levanta a autoestima da população em relação à cidade. "Queremos ainda fazer jardinamento com mudas do cerrado. Tudo para que as pessoas se sintam mais confortáveis onde moram", assegura.

PROFISSIONAIS

Outro ponto positivo é a valorização dos artistas. Segundo o gerente, aqueles que já pintaram uma parada aumentaram o número de propostas de trabalho. O gerente de Desenvolvimento Social, Julio Cesar Cavalcante, explica que os artistas escolhidos recebem um tema, mas que têm liberdade para a produção
do trabalho. "Tem trabalho de todo tipo, de realista a abstrato. E artista de todas as idades, entre 20 e 50 anos", conta. Os temas feitos até agora foram: água, bombeiros, mãe, cidade, paz, idoso e, por fim, Carnaval.
"A comunidade agradece sempre e, os de outras regiões, pedem para fazermos nas paradas deles logo", comenta Julio Cesar, a respeito da repercussão da iniciativa. Ele enfatiza que o intuito é o bem-estar da população e tirar o status de "cidade- dormitório" de São Sebastião.
E o projeto tem tido efeito desejado. "Tudo que é renovado dá um melhora para a população. Além da comodidade e o conforto crescerem", diz o consultor de moda, Joel dos Santos Silva. A atendente Ivonete Pereira Silva também acredita que as paradas estavam precisando da reforma. "Tudo que é exagerado é feio, assim está mais alegre", fala se referindo à poluição visual causada por cartazes que eram pregados.
A Administração cede todo o material necessário e dá uma ajuda de custo ao artista no valor de R$ 100. Desde que o projeto foi iniciado, oito paradas foram recuperadas, nenhuma delas foi depredada novamente.
A ideia é realizar o "A Administração está na parada" uma vez por mês, até que todas sejam revitalizadas.


Fonte: Jornal de Brasilia
Ascom

0 comentários:

Postar um comentário