terça-feira, 10 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher em San Sebas


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte 
americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência das mulheres dirigida pela Internacional Socialista, na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da 
Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Dia da Mulher na Academia Golfinho
No sábado (7), a Academia Golfinho foi só festa. Foi o encontro das mulheres, uma homenagem organizada por Dona Antonia Teles, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A manhã começou com uma breve palestra do deputado Rogério Ulisses, com a participação do deputado federal Rodrigo Rolemberg.

Na seqüência houve o alongamento e as atividades para vida saudável, com o professor de educação física Eduardo, do Colégio São Francisco. Ao mesmo tempo, lá fora a criançada curtia pintura de rosto, jogos e brincadeiras. E noutra sala maquiagem e cabelereiros atuando gratuitamente para embelezar a “mulherada”. Dona Antônia, responsável pela homenagem ressalta que tudo ali foi doado ou emprestado por pessoas da comunidade a fim de envolver os atores neste ato solidário. “É muito importante a participação de todos e estamos muito gratos à todo o pessoal que ajudou”, disse a organizadora. Parabéns mulheres pelo seu dia.

Dia da Mulher no Restaurante Comunitário

Com muita música, flores e cartões, o Dia Internacional da Mulher teve a dupla He
nrique&Rafael encantando a mulherada com música sertaneja de primeira qualidade. Na sequencia ainda foram presenteadas com música clássica ao piano com o Maestro Moreira Sales, morador da cidade e a presença elegant
érrima de Beth Ernest Dias, também moradora num dos Condomínios da cidade que, sacando da sua flauta, brindou a todos com as inimitáveis canções de Pixinguinha. Pra completar a mulherada contou com a visita do Deputado Rogério Ulysses com braçadas de botões de rosa e o novo Administrador, Alan Valim, com um delicado cartão com frases adoçicadas em 
homenagem as mulheres de São Sebastião.

Parabéns, então, a todas elas, que elas merecem!

0 comentários:

Postar um comentário